Como fazer compostagem

274227064780432851_dDnem3mW_f1

Compostagem é o processo de transformação do lixo orgânico em adubo orgânico. Fazendo compostagem você, além de produzir um adubo livre de produtos químicos, você ajuda o meio-ambiente, pois você estará dando outro destino para o seu lixo.

O adubo originado da compostagem é ótimo para aqueles que não gostam de utilizar adubos químicos em frutíferas e hortalícias. No entanto, ele pode ser utilizado em muitas outras plantas.img_5474

Há mais de um século sabe-se que as plantas necessitam de treze elementos essenciais: Nitrogênio (N), Fósforo (P), Potássio (K), Cálcio (Ca), Magnésio (Mg), Enxofre (S),Zinco (Zn), Boro (B), Cobre (Cu), Ferro (Fe), Manganês (Mn), Molibdênio (Mo), Cloro (Cl). Alguns deles são requisitados em menor e outros, em maior quantidade. E o adubo orgânico ajuda a suprir essa necessidade. Leia mais sobre adubação em: http://gardenterapia.com.br/?p=50

Na compostagem a conversão da matéria orgânica bruta ao estado de matéria humificada é um processo realizado por microrganismos. A umidade é essencial na compostagem, muita ou pouca água afetará na velocidade de compostagem.

Você pode utilizar restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos, restos de culturas agrícolas, enfim, todo o material de origem animal ou vegetal pode entrar na produção do composto. E você não pode utilizar madeira tratada com pesticidas contra cupins ou envernizadas, vidro, metal, óleo, tinta, couro, plástico e papel, que além de não serem facilmente degradados pelos microrganismos, podem ser transformados através da reciclagem industrial ou serem reaproveitados em peças de artesanato.

Veja abaixo como funciona:

minhocario2

 

No mercado há composteiras bonitas e simples.

composteira_dom_stica_-_minhoc_rio_azul

 

 

Pratique garden terapia!

 

Leave a comment

Your email address will not be published.

*